Serra da Estrela
O primeiro nevão na Serra da Estrela é sinónimo de que o inverno nos convida a visitar aquela que é a principal e maior montanha de Portugal continental. Estamos oficialmente autorizados a tirar o trenó e os skis do armário para rumar até lá.
A Serra da Estrela é um ponto quase obrigatório em todos os Invernos. As montanhas enchem-se de neve, os telhados das casas parecem saídos de um autêntico filme de Natal e a diversão e o turismo enchem por completo a zona. Para os entusiastas dos desportos de inverno, a estância de ski da Serra da Estrela, oficialmente designada por Estância Vodafone, é um dos pontos mais apreciados e requisitados da região. Próximas da Torre, as nove pistas da estação de ski estão abertas entre dezembro e abril (equipadas com canhões de neve artificial), sempre prontas a receber os desportistas mais experientes para o ski ou o snowboard, mas também os que se pretendem iniciar ou experimentar a modalidade, dispondo de uma escola e de equipamento para aluguer.
A Torre é o principal ponto turístico da Serra da Estrela, por estar marcada como o local mais elevado de Portugal continental, ainda que nem sempre esteja acessível, uma vez que são constantes os avisos de cortes de estrada pela região, devido à neve e ao gelo. Autênticos resorts de inverno, pousadas para os mais jovens, chalés nas montanhas para os mais aventureiros, restaurantes com gastronomia local e atividades de lazer estão ao dispor dos turistas que ali vêem uma boa oportunidade para relaxar, passear e se divertirem.
O roteiro pela Serra da Estrela deve ainda incluir um passeio pelas lagoas, um circuito pela Covilhã, Seia, Manteigas, Guarda, Sortelha e Monsanto – cidades e aldeias históricas da zona.
Geografia: Altitude 1993m, Cordilheira Sistema Central, Montejunto-Estrela
O que comer: Queijo amanteigado da Serra, míscaros (cogumelo), morcela, bucho (estômago do porco), arroz de carqueja, cabrito.
O que visitar: Lagoas da Serra, estâncias de ski, centro de interpretação da Serra da Estrela, rota das Aldeias Históricas, Museu do Pão, Cabeça do Velho, Penhas da Saúde.